Saiba tudo sobre
a endometriose

A endometriose é uma doença que atinge cerca de 7 milhões de mulheres no Brasil

A doença é uma das mais comuns ao sexo feminino e pode ser vista como um resultado de diversas mudanças no corpo feminino. E, atualmente, algumas dessas mudanças derivam do stress e suas alterações imunológicas, e até da poluição ambiental.

O endométrio pode se implantar e crescer em outros locais além do útero, por diversos mecanismos. Diante disso, é de extrema necessidade diagnosticar a doença e realizar um tratamento adequado para que a saúde reprodutiva, bem como a geral, não sejam afetadas. Em muitos casos, a doença apenas é descoberta pela mulher ao buscar motivos por sua infertilidade.



Afinal, o que é endometriose?

Antes de falar sobre a doença é necessário entender o que é o endométrio. O útero é revestido por três camadas principais. O endométrio  é o tecido mais interno, que reveste a cavidade uterina e cresce naturalmente todos os meses de acordo com o estímulo dos hormônios no ciclo menstrual, sempre aguardando a implantação de um embrião. Caso não ocorra a gravidez, esse tecido é descamado, sendo eliminado por via vaginal: o sangramento menstrual.

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, ou seja, focos de endométrio funcionante fora do útero. Os locais mais comuns da endometriose são os órgãos pélvicos (tubas, ovários, retossigmoide, bexiga, ligamentos uterinos etc) e o peritônio, a camada que recobre todos os órgãos abdominais. Mas ela pode acometer outros órgãos distantes, como diafragma, pulmões, pele, cérebro e até glândulas lacrimais.

 

Quais são as causas e sintomas?

Apesar do avanço no conhecimento dessa doença, a medicina ainda não foi capaz de fundar nenhuma teoria que consiga explicar todos os casos de endometriose. Assim, existem diversas teorias, como: menstruação retrógrada (teoria de Sampson), metaplasia celômica, alterações imunológicas e fatores genéticos.

Acreditamos atualmente que não existe uma causa única da endometriose, mas sim um conjunto de alterações que culminam com o aparecimento e evolução da doença.

 

Os principais sinais e sintomas são:

 

Como é feito o tratamento da endometriose?

Ainda não podemos afirmar que existe a cura definitiva para a endometriose. Contudo, existem vários tratamentos eficazes que melhoram a qualidade de vida, reduzem as dores e aumentam a fertilidade das mulheres que sofrem com a doença.

Os sintomas álgicos podem ser aliviados de forma mais rápida com anti-inflamatórios.

O tratamento cirúrgico, através da videolaparoscopia ou cirurgia robótica, é atualmente indicada para mulheres que não melhoraram com o tratamento clínico, ou que têm sinais de endometriose profunda com acometimento sintomático de órgãos como bexiga e intestino.

Saiba como se preparar para a primeira consulta, neste artigo.

Veja também os custos desse tratamento. Clique aqui >>.

Precisa de mais informações?

Acesse nosso Guia e tenha em mãos tudo sobre a endometriose. Vale lembrar que a própria gestação também é um tratamento para a endometriose. Por isso, as técnicas de reprodução assistida podem ser um tratamento indireto da endometriose, cursando com a gravidez.

Separamos também alguns artigos sobre o assunto que, certamente, esclarecerão outras dúvidas:

Conheça nossos outros tratamentos >>

Preencha os campos abaixo e agende uma consulta:

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.